segunda-feira, 6 de abril de 2009

Disciplina

Disciplina significa conduta ordenada. Disciplina anda lado a lado com economia, limpeza e organização. Disciplina é uma arte. Disciplina significa não se enfraquecer diante dos sentidos, dos velhos sentimentos e tendências ao pensamento negativo e crítico.Preciso dar-me o treinamento que corrige, molda e aperfeiçoa minhas faculdades mentais e caráter moral, e ainda assim não devo usar de força ou abuso. Disciplina requer a ajuda da paciência e da tolerância bem como do poder da perseverança. Sem disciplina muito pode ser começado, mas pouco pode ser concluído.As recompensas desta virtude aparecem no futuro.Para tornar essa virtude uma parte firme de meu caráter, faz-se necessária a realização da meta e dos benefícios de uma prática, além de forte entusiasmo para obter aquisições. Caso me falte essa virtude, posso desenvolvê-la determinando metas realistas e progressivas para mim mesmo e diariamente exercitando minha força de vontade, o músculo de meu intelecto. Relembro-me de ser consciente da alma, isto é, de perceber-me como sendo o ser consciente localizado no centro da testa, o motorista do corpo. Gentilmente treino-me para permanecer constantemente nessa consciência. Percebo quão importante é o estado de consciência da alma para o meu bem-estar no presente assim como no futuro. Vejo quão disciplinado Deus é. Ele faz tudo no momento predeterminado e da forma apropriada, não desperdiçando energia ou tempo desnecessariamente. Ele é preciso e pontual em tudo. Se tenho a virtude da disciplina e a aplico no estudo, na meditação, em cada pensamento, palavra ou ação, então o sucesso e vitória estão garantidos para mim.

Nenhum comentário: