quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Os dez passos do caminho espiritual


A INQUIETAÇÃO: A pessoa percebe que precisa mudar de vida, seja por tédio, ou por sofrimento.
A BUSCA: Vem a decisão da mudança. A busca se dá com livros, cursos, encontros.
A DECEPÇÃO: Começam as trocas de caminho. Aquele que está buscando percebe os problemas e defeitos dos que ensinam. Por mais que mude de corrente filosófica, religião, ou sociedade secreta, encontra os problemas clássicos: vaidade e busca de poder.
A NEGAÇÃO: É comum abandonar o caminho depois de constatar que os que estão nele ainda não resolveram seus problemas.
A ANGÚSTIA: O caminho foi abandonado, mas uma semente foi plantada: a fé. E cresce dia e noite. A pessoa sente-se desconfortável, com a sensação de que descobriu e perdeu.
O RETORNO: Por causa de outra ruptura séria (uma tragédia, um êxtase, etc.) a pessoa descobre que sua fé está viva. E a fé, se for bem cultivada, resiste a qualquer decepção. É individual,mas nesse momento pode desvirtuar-se e tornar-se coletivo.
OS SINAIS: O mestre é abandonado, quando o caminho se mostra por si mesmo. Através dos sinais, Deus lhe ensina o que precisa saber.
A NOITE ESCURA: São feitas as escolhas. A pessoa muda sua vida e dá seus passos, apesar do medo.
A COMUNHÃO: É o momento em que, como dizia São Paulo, a própria divindade passa a habitar a pessoa. O mistério dos milagres se manifesta em toda maravilha e grandeza.
(Paulo Coelho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito!!! nem tenho palavras, adorei e se me permite raptar esse texto, por que vou adorar reler outras vezes, Beijo e seu Blog é bom demais!!